Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

No Bullshit Food

Para quem gosta de comer sem culpa...

Para quem gosta de comer sem culpa...

No Bullshit Food

14
Abr17

Páscoa em Lisboa: os melhores folares

Pedro D.

confeitaria nacional.jpg

 

Quem não tem "santa terrinha" ou não tem a possibilidade de ir para fora nesta época de "mini-férias", fica por Lisboa. Mas não é por isso que deve esquecer os sabores tradicionais da época e as caloricas da Páscoa. Assim, decidi indagar por alguns amigos onde costumam comprar o tão famoso por esta altura, folar da Páscoa. As respostas não tardaram...  mas antes de tudo:

 

Como é que é feito?

Há folares para todos os gostos e paladares, pois as receitas variam de região para região. Alguns são salgados, como o folar transmontano de Valpaços, feito com várias carnes. Mas os "alfacinhas" ou Lisboetas de geme, como eu, normalmente associam os folares a coisas doces, com gordura, açúcar, especiarias e claro ovos. Ovos inteiros no meio da massa.

 

As melhores opções de folar em Lisboa:

 

Confeitaria Nacional

A "mãe" do Bolo Rei situada no coração da capital tinha de entrar nesta lista com o seu excelente e pegajoso folar. A quem muitos dizem saber a pão de leite. Um dos melhores da cidade.

15,95/Kg

 

Pastelaria Versailles

Diferente de todos os outros devido à amendôa crocante que tem por cima, é de todos o mais frutado e de sabor intenso a erva doce. Com uma massa fofa, mesmo de um dia para o outro (garantiram-me) é mais uma opção a considerar.

13,50/Kg

 

Pastelaria Califa

Como sempre a minha pastelaria de eleição não podia desiludir nesta sondagem sobre folares e a maior parte dos meus amigos compra aqui o seus folares. Com um sabor equilibrado a erva doce é o folar mais "lisboeta de todos". 

13,95/Kg

 

Jumbo

A surpresa. Um dos folares mais baratos, é também um dos mais apreciados. Com um travo a broa de mel e menos pegajoso que os anteriores fica seco depressa, mas sem perder qualidades. Pelo preço não se fazem milagres, mas quase.

4,15/Kg

 

Continente

Mais um folar barato e feito para vender muito, sem pensar nas qualidade mais refinadas. Surpreende pelo sabor intenso a ervas aromáticas e massa pegajosa mas saborosa. Boa opção tendo em vista o preço.

4,15/Kg (por estes dias está a 2,57/Kg)

 

nota: é claro que o mais tradicional folar é salgado e feito com muita carne, mas por terras mouras - como dizem os meus amigos do norte - os sabores são adocicados por ervas aromáticas.

 

Feliz Páscoa e muitas amêndoas...

5 comentários

Comentar post

Calendário

Abril 2017

D S T Q Q S S
1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

No bull shit food page contents

Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D

Parceiros